ABRIL VERDE - SIASS E A PROMOÇÃO À SAÚDE
VOCÊ SABE O QUE É O SIASS?
De acordo com o Decreto 6.836 de 2009, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor tem por objetivo propor, coordenar e integrar ações e programas que visem a prevenção e detecção precoce de doenças, bem como a intervenção em situações que podem escalar para processos de adoecimento, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas do ambiente de trabalho.
O SIASS surge para concentrar ações que antes se operavam de forma descentralizada no interior das instituições, normatizar e padronizar procedimentos, e articular ações de saúde destinadas aos servidores públicos federais. Além de realizar registros que produzem um banco de dados capaz de fornecer informações acerca das principais doenças que acometem os profissionais do funcionalismo público.
POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL
Nos meses e anos subsequentes diversas outras normativas foram lançadas em nível federal, como a determinação de realização dos exames médicos periódicos, a instituição dos princípios, diretrizes e ações que visam orientar os órgãos e entidades da administração pública federal sobre a saúde mental, as orientações para segurança nutricional dos servidores, dentre outras, compondo assim o que ficou conhecida como Política de Atenção à Saúde do Servidor.
Um dos grandes avanços dessa Política é a ênfase no conceito de promoção à saúde que aparece como um dos eixos de atuação do SIASS, posicionando-se claramente numa perspectiva ampla de saúde que contemple aspectos individuais e coletivos, presentes dentro ou fora do trabalho.
PROMOÇÃO À SAÚDE
Promover a saúde tem a ver com a garantia de ambientes laborais adequados em termos ergonômicos, seguros, e saudáveis, ou seja, que oferecem possibilidades reais de bem-estar e satisfação. Isso inclui a atenção aos aspectos físicos tanto quanto aos emocionais, com base tanto no monitoramento dos índices de adoecimento quanto na percepção dos servidores acerca de aspectos relativos à qualidade das relações interpessoais, autonomia nos processos de trabalho, gestão democrática, dentre outros que impactam o clima organizacional da instituição.
Nesse sentido, o SIASS UFCG acredita que iniciativas de prevenção e promoção em saúde têm potencial para promover a sensação de acolhimento, valorização e bem-estar no ambiente de trabalho, e são fundamentais para reduzir as estatísticas de afastamento. Daí o nosso empenho em propor atividades diversas, a exemplo do Abril Verde.
Aproveitamos a oportunidade para convidar a comunidade a participar das ações do ABRIL VERDE UFCG 2025, conforme programação disponível no LINK.
SIASS-UFCG