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MUDANÇAS

Aplicativo SouGov.br será lançado no dia 4 de maio

  • Escrito por SIASS-UFCG | Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor
  • Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 17h58
  • Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 22h05
  • Acessos: 55704
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APLICATIVO SOUGOV.BR SUBSTITUIRÁ O SIGEPE MOBILE EM MAIO DE 2021

NOVO APLICATIVO PARA ENVIO DE ATESTADOS AO SIASS-UFCG


Os servidores públicos federais (SIPEC) terão novo aplicativo oficial para acessar os serviços digitais, da vida funcional e financeira: o SouGov.br.

Veja em primeira mão todas as informações sobre App SouGov.br o cronograma de lançamento e as funcionalidades que estarão disponíveis para mais de 1,3 milhões de usuários, entre servidores federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados!


SouGov.br


O SouGov.br é uma nova interface digital para acesso aos serviços relacionados à vida funcional dos servidores ativos, inativos e pensionistas.

Todos os serviços estarão concentrados em um só lugar, acessível à palma da mão. A iniciativa faz parte da transformação digital da Administração Pública federal. 

Atualmente, os usuários têm diversos canais para acessar os serviços, assim como as unidades de gestão de pessoas para atendê-los, como por exemplo o atendimento presencial, a central telefônica, o Sigepe Mobile, Sigepe Web, Sigepe Gestor, e-mail, SEI e outros.

Com o SouGov.br serão unificados os canais de atendimento, migrando as mais de 30 funcionalidades espalhadas nos diversos canais, além da criação de mais 20 novos serviços à disposição dos usuários.

Com interface mais amigável e fluxos simplificados, o SouGov.br terá versões mobile e web.

De acordo com o governo federal, o novo aplicativo está sendo construído para ser uma ferramenta simples, intuitiva e acessível. Foram realizados testes de usabilidade com os diversos públicos para melhorias do SouGov.br, em especial para o público mais idoso.

Com o novo aplicativo, os usuários poderão acessar digitalmente diversos serviços como autoatendimento ou solicitá-los diretamente à unidade gestora vinculada.

Além disso, será criada uma assistente virtual preparada para responder todas as dúvidas dos servidores federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados.


Benefícios do SouGov.br


Benefícios para os usuários (servidores) ao utilizar o SouGov App:
  • Nova forma de acesso, pelo gov.br, ainda mais segura;
  • Acesso a “Minha Carteira Funcional”, prova de vida, Atestado Web, alterações Cadastrais, mensagens e outros serviços funcionais essenciais o dia a dia ou rotinas obrigatórias;
  • Um novo canal digital unificado onde solicitar mais de 50 serviços de gestão de pessoas;
  • Um ambiente virtual renovado para solicitar e acompanhar o andamento dos requerimentos;
  • Disponibilidade de uma assistente virtual para tirar todas as eventuais dúvidas sobre o app e os serviços oferecidos.

Benefícios para os gestores:
  • Canal único para tratamento das solicitações de serviços de gestão de pessoas;
  • Automação parcial de diversos processos, que antes só poderiam ser feitos manualmente;
  • Desoneração de diversas atividades operacionais, que passarão a ser totalmente automatizadas;
  • Painéis gerenciais para avaliação da demanda e tratamento de solicitações pela unidade, simplificando a gestão.
 

Como fazer o download gratuito do SouGov.br?



O aplicativo SouGov.br estará disponível, gratuitamente, nas lojas da Google Play e App Store.

Para tanto será necessária a criação de uma conta no gov.br, possibilitando aos usuários um login único para acesso aos serviços.


Google Play

Os usuários de dispositivos móveis que utilizam o sistema operacional Android, podem fazer o download do aplicativo SouGov.br acessando a loja de aplicativos, por um dos aparelhos conectados a internet.


App Store

Os servidores federais ativos, invativos ou pensionistas que fazem uso de celulares ou tablets com sistema operacional iOS, podem baixar o App na loja oficial da Apple.


Serviços disponíveis no SouGov.br (App)


Os usuários terão um canal digital onde solicitar mais de 50 serviços de gestão de pessoas. Confira os principais:

Para servidores ativos:
  • Prévia de contracheque;
  • Prévia de 13º Salário;
  • Contracheque;
  • Comprovante de rendimentos;
  • Ficha Financeira Anual;
  • Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor);
  • Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente);
  • Consulta de dependentes;
  • Consulta a dados funcionais;
  • Consulta ao comprovante de pensão alimentícia;
  • Consulta a afastamentos;
  • Férias (consulta, solicitação ou alteração);
  • Carteira Funcional;
  • Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF);
  • Localização de unidade de gestão de pessoas;
  • Chatbot (canal de atendimento ao usuário);
  • Atestado médico (encaminhamento).

Para servidores inativos e pensionistas:
  • Prévia de contracheque;
  • Prévia de 13º Salário;
  • Contracheque;
  • Comprovante de rendimentos;
  • Ficha Financeira Anual;
  • Dados Pessoais (poderão ser alterados pelo servidor);
  • Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente);
  • Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização);
  • Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF);
  • Localização de unidade de gestão de pessoas;
  • Chatbot (canal de atendimento ao usuário).

Além disso, também será possível fazer solicitações como Assistência à saúde suplementar (Cadastro de Plano) e Auxílio Transporte nos diferentes perfis.


Consignações


Os serviços gratuitos referentes as consignações na folha de pagamento, estarão disponíveis para todos os usuários (ativos e inativos):
  • Autorização de Empréstimo Consignado;
  • Consulta à autorização – com possibilidade de cancelamento e reativação;
  • Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado;
  • Consulta a Extrato de Consignações ativas ou encerradas.

IMPORTANTE: com a migração do SIGEPE Servidor e Pensionista e do SIGEPE Mobile, as funcionalidades que autorizam a contratação de novos empréstimos ou cartão consignado assim como a anuência das operações são feitas somente pelo nosso aplicativo.


Quem poderá utilizar o novo App do Governo Federal?


Segundo informa a Secretaria da Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, o SouGov.br irá atender a mais de 1,3 milhões de usuários. São eles:
  • servidores ativos;
  • aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal;
  • empregados públicos de empresas dependentes;
  • contratos temporários; e
  • anistiados políticos que recebem seus vencimentos, proventos, indenizações ou pensões pelo Siape.

Fases de teste e lançamento

O projeto teve início em novembro de 2020 e está planejado para ser encerrado em setembro de 2022, levando, ao total, menos de dois anos para ser implementado.

Confira um resumo com os destaques do cronograma, com os próximos passos do projeto SouGov.Br:
  • Maio/2021: Desativação do SIGEPE Mobile;
  • Junho/2021: Lançamento do Seu Gov.Br no ambiente web; Desativação do Banco de Talentos;
  • Agosto/2021: Lançamento de Funções Gestor; 11 serviços; Evolução do chatbot;
  • Setembro/2021: Desativação do SIGEPE Gestor;
  • Outubro/2021: 13 serviços;
  • Dezembro/2021: Funções de Previdência, Pesquisa e Perícia;
  • Fevereiro/2022: Funções Financeira, Consignações, Saúde e Afastamentos;
  • Março/2022: Desativação do SIGEPE Web;
  • Maio/2022: Funções de Estagiário, Moradia, Compensações e Pensão
  • Junho/2022: Funções de Desempenho;
  • Agosto/2022: Ponto eletrônico;
  • Setembro/2022: Fase de encerramento. Desativação do SISREF.

Vale lembrar que o Portal do Servidor, poderá ser utilizado ainda como fonte de informação. No entanto, os serviços serão concentrados todos no novo App.


O que é necessário para ter o acesso liberado?


Quem quiser se adiantar já pode criar um conta gratuita para acesso ao novo aplicativo. O cadastro deve ser feito pelo próprio usuário. Para criar a conta Gov.br no Seu Gov.Br é preciso:
  1. Passo 1: acessar o site acesso.gov.br.
  2. Passo 2: criar uma nova conta;
  3. Passo 3: selecionar a melhor opção de cadastro.
Visando garantir a segurança dos dados dos servidores e pensionistas, para acesso ao SouGov.br será preciso criar contas com selos Prata ou Ouro.

Selo Prata: internet banking (bancos conveniados), validação facial de Carteira de Habilitação Nacional (CNH), balcão presencial no INSS ou
validação servidor público (senha SIGAC).
Selo Ouro: validação facial do Tribunal Superior Eleitoral ou certificado digital.

Caso o cadastro esteja na categoria bronze, determinadas configurações, informações ou autorizações podem não ser concluídas.


Como me conecto ao aplicativo Sou Gv.br?


Para se conectar ao aplicativo, após instalado no seu celular, é necessário digitar, na tela inicial, o login e a senha gov.br. A conta gov.br, que já permite acesso a vários serviços digitais do Governo Federal, também será a forma de acesso ao aplicativo Sou Gov.br. Então, se ainda não possui, você deve criar uma conta gov.br com selo de confiabilidade Prata ou Ouro. Veja como nas respostas a seguir.


Como faço para criar uma conta com login gov.br ?

Se ainda não possui uma conta gov.br, siga o passo a passo:

1) Acesse acesso.gov.br

2) Clique no botão “Crie sua conta gov.br

3) Escolha uma das 6 opções de cadastro que aparecerão na tela

Dica: as opções Validação Facial no App Meu gov.br ou o cadastro por meio da sua instituição bancária já atribuem os selos prata e ouro à conta gov.br

4) Preencha o formulário online e finalize o cadastro.

Se ainda tiver dúvidas, consulte as orientações disponíveis aqui.


Como faço para consultar o selo de confiabilidade atribuído à minha conta?

Se você já criou o login gov.br, então, você pode consultar o selo de confiabilidade atribuído à sua conta no link confiabilidades.acesso.gov.br . É necessário fazer o login.

Como faço para obter os selos Prata ou Ouro?

Para atribuir o selo de confiabilidade Prata ou Ouro (necessário para acessar o aplicativo SouGov.br) à sua conta gov.br, acesse o link: confiabilidades.acesso.gov.br. É preciso fazer o login.


O que é o Selo de Confiabilidade?

Os Selos de Confiabilidade identificam os níveis de autenticação, que têm como principal característica ser um recurso de segurança da informação da identidade, que permitem flexibilidade para realização do acesso aos serviços do Governo Federal. Possuem a seguinte divisão:

  • Selo Bronze (nível básico)
  • Selo Prata (nível verificado) 
  • Selo Ouro (nível comprovado)

Os Selos de Confiabilidade estão presentes em cada nível de autenticação e orientam a equipe técnica para qualificação das contas com a obtenção dos atributos autoritativos do cidadão a partir das bases oficias de governo. Cada nível significa um grau maior da confiança cadastral, a ser aplicado no controle de acesso às funcionalidades mais críticas.

É importante ressaltar que as funcionalidades disponíveis no Sigepe Mobile, Gestor, Banco de Talentos e Sigepe Web Servidor serão descontinuadas definitivamente sempre após 30 dias ao lançamento da funcionalidade no SouGov.Br.

No dia 04/05/2021, às 14:30h, o Ministério da Economia também fará uma live (transmissão ao vivo) para detalhar o lançamento do App SouGov.Br. Para conferir, basta conferir o vídeo abaixo:




Fonte: (Informações e Imagens) - Portal do Servidor Gov.br


 
Atenciosamente,

---

FÁBIO MURILO DE MORAIS
Subcoordenador (UFCG)/Gestor Substituto (ME) SIASS - UFCG
Responsável pela Unidade de Perícia Oficial em Saúde
Responsável pela Comunicação Institucional do SIASS-UFCG
registrado em:
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