Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR
Início do conteúdo da página
COMEMORAÇÃO

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR

  • Escrito por SIASS | UFCG
  • Publicado: Quarta, 01 de Mai de 2019, 00h00
  • Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 18h58
  • Acessos: 197
imagem sem descrição.

1º DE MAIO

DIA DO TRABALHADOR


No Dia do Trabalho, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor - SIASS | UFCG, por meio de sua Coordenação e demais servidores que compõem nossa força de trabalho, deseja a todos os Servidores Públicos Federais, bem como, a todos os empregados públicos e terceirizados que formam junto a força de trabalho do Serviço Público Federal, que constroem um amanhã melhor e colaboram para o progresso do nosso País, um Feliz Dia do Trabalho.

A data comemorativa foi criada, em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris, em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, onde milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas. Naquele dia houve, manifestações, passeatas, mas a repressão ao movimento foi dura: com prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

No Brasil, em 1894, um grupo foi preso por tentar comemorar o Dia do Trabalho. Somente um ano depois, ocorreu realmente a primeira comemoração da data no país, que foi organizada pelo Centro Socialista de Santos, em São Paulo.

Decorridos mais de 120 anos, algumas coisas mudaram para melhor e outras continuam como sempre o foram, mas, de toda forma, observamos que a história comprova que não há como ser reconhecido sem luta e mobilização.

 

Desejamos um feliz Dia do Trabalho para todos!

registrado em:
Fim do conteúdo da página

authority-dying

authority-dying

authority-dying

authority-dying