Página inicial > Notícias > Programa de Avaliação de Clima Organizacional

• Escrito por SIASS | UFCG
  • Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 16h54
  • Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 15h05

Em resposta ao Ofício nº 133/2018/SEI-INSA, solicitando uma intervenção da equipe Psicossocial do SIASS em virtude da quantidade de servidores afastados por questões relacionadas à saúde mental, em meados de 2018, iniciamos a execução de uma proposta de trabalho que buscasse contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos servidores do INSA.

Nesse sentido decidimos iniciar pela identificação de possíveis pontos que estariam contribuindo para o adoecimento dos servidores e, para tanto, elegemos que o instrumento mais indicado para tal diagnóstico seria uma Pesquisa de Clima Organizacional, que nos permitiria identificar e analisar diversos fatores presentes no cotidiano laboral dos servidores em sua vivência institucional que influenciam seu pensar, agir e sentir nesse contexto.

A relevância desse estudo está em que em concluídas as análises, foi elaborado um relatório com sugestões para o RH e a gestão da instituição no intuito de estimular ações que objetivem a melhoria do clima organizacional e a consequente redução dos índices de adoecimento dos servidores, minimizando os fatores que desencadeiam ou agravam tal condição. Conforme acordado com a Direção do INSA, este Relatório é um documento público e pode ser acessado por todos os servidores e gestores do Instituto.

PARA VISUALIZAR O RELATÓRIO EM PDF CLIQUE AQUI

A Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

authority-dying

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DE ATESTADOS, EXAMES E QUESTIONÁRIO DE SAÚDE

NÃO SERÃO MAIS ACEITOS OS ATESTADO ENVIADOS POR E-MAIL, APENAS PELO FORMULÁRIO ABAIXO!

LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE INICIAR O ENVIO!

Considerando a situação de emergência de saúde pública causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), bem como, a necessidade da aplicação de medidas protetivas aos servidores atendidos pelo SIASS-UFCG (pacientes) e ao servidores lotados no referido setor, todo atestado médico/odontológico passível de Perícia Médica Singular (aqueles superiores a 6 dias de afastamento ou que já tenham ultrapassado o limite de 14 dias de afastamento em 12 meses), deverá ser encaminhado (em formato PDF) ao SIASS-UFCG - Sede através do Formulário constante no link abaixo juntamente com cópia de todos os exames (em formato PDF) realizados e relacionados ao adoecimento que gerou o afastamento;

Caso o servidor tenha interesse em realizar a avaliação pericial na Subunidade do SIASS-UFCG em Sousa - UFCG-CCJS, deverá enviar o(s) atestado(s), exame(s) e QUESTIONÁRIO DE SAÚDE devidamente respondido, através do E-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), acompanhado, impreterivelmente, de número de CPF e de Telefones de Contato;

Com relação aos atestado médico/odontológicos de curta duração (aqueles inferiores a 6 dias de afastamento ou que ainda não tenham ultrapassado o limite de 14 dias de afastamento em 12 meses), como já vinha acontecendo desde 2019, O SIASS-UFCG receberá apenas dos servidores lotados na UFCG, os Órgãos que indicaram servidores para serem habilitados pelo SIASS-UFCG receberão e cadastrarão estes atestados no Sistema SIASS, os Órgãos que não indicaram servidores para serem habilitados pelo SIASS-UFCG devem receber e tratar estes atestado de forma administrativa.

OBS.: O SIASS-UFCG, por contar neste momento com apenas 2 (dois) Médicos Peritos e por questões técnicas, não está realizando Perícias por Junta Médica Oficial, apenas Perícias Singulares, aquelas que requerem apenas um Médico Perito.