Página inicial > Notícias > Programa de Avaliação de Clima Organizacional

• Escrito por SIASS | UFCG
  • Publicado: Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 16h54
  • Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 15h05

Em resposta ao Ofício nº 133/2018/SEI-INSA, solicitando uma intervenção da equipe Psicossocial do SIASS em virtude da quantidade de servidores afastados por questões relacionadas à saúde mental, em meados de 2018, iniciamos a execução de uma proposta de trabalho que buscasse contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos servidores do INSA.

Nesse sentido decidimos iniciar pela identificação de possíveis pontos que estariam contribuindo para o adoecimento dos servidores e, para tanto, elegemos que o instrumento mais indicado para tal diagnóstico seria uma Pesquisa de Clima Organizacional, que nos permitiria identificar e analisar diversos fatores presentes no cotidiano laboral dos servidores em sua vivência institucional que influenciam seu pensar, agir e sentir nesse contexto.

A relevância desse estudo está em que em concluídas as análises, foi elaborado um relatório com sugestões para o RH e a gestão da instituição no intuito de estimular ações que objetivem a melhoria do clima organizacional e a consequente redução dos índices de adoecimento dos servidores, minimizando os fatores que desencadeiam ou agravam tal condição. Conforme acordado com a Direção do INSA, este Relatório é um documento público e pode ser acessado por todos os servidores e gestores do Instituto.

PARA VISUALIZAR O RELATÓRIO EM PDF CLIQUE AQUI

A Lei nº 12.527/2011 regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

authority-dying